top of page

TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA - OCT

Tomografia de Coerência Óptica permite análise das camadas retinias para diagnóstico e acompanhamento de doenças da retina, exemplos Doença Macular Relacionada a idade, membrana epirretiniana, edema macular diabético, buraco macular entre outras. Permite inclusive mensurar a espessura retiniana e analisar a camada de fibras nervosas, análise indicada em  inclusive em alguns pacientes com diagnóstico de glaucoma .

BIOMETRIA ULTRASSÓNICA

Exame que permite mensurar o diâmetro axial do olho, medidas da câmara anterior e cristalino permitindo planejar e calcular a medida correta das lentes intra-oculares a serem implantadas nas cirurgias de catarata.

LASER PURE POINT ALCON VERDE

Laser para realização de fotocoagulação para tratamento de retinopatia diabética, roturas retinianass periféricas, degenerações retinianas patológicas, edema macular e neovascularização pós oclusão de ramo venoso da veia central da retiniana ou oclusão da veia central da retina.

ULTRASSONOGRAFIA B

Exame indicado para investigação de doenças do vítreo e retina.  Indicada em  pacientes com opacidade de meios que dificultam o exame de mapeamento de retina, ou complementar ao mapeamento de retina para documentar e indetificar descolamentos de retina, retinosquises, descolamento de vítreo, hialosis asteroide, sinquises cintilante, vítreíte. Utilizado para visualizar alterações nos músculos extrínsecos oculares e órbita, assim como tumores retinias e de coróide .

MAPEAMENTO DE RETINA

Oftalmoscopia Indireta para visualizar alterações da Retina como retinopatia diabética, descolamentos de retina, degenerações retinianas, roturas retinias periféricas. Principalmente indicada em pacientes míopes, pré-operatório de cirurgia de catarata, investigação de alterações associadas a doenças sistêmicas, pré e pós capsulotomia.

TOPOGRAFIA CORNEANA OU CERATOSCOPIA COMPUTADORIZADA

Exame permite identificar o mapa topográfico corneano, utilizado para identificar astigmatismos irregulares, ectasias corneanas, permitindo identificar doenças corneanas como ceratocone, degeneração marginal pelúcia e outras. Exame utilizado também para pré-operatório de catarata, diagnóstico e documentação de doenças corneanas ectasicas, bem como exame para paciente usuários ou que desejam utilizar lentes de contato ou se candidatar a cirurgia refrativa.

MICROSCOPIA ESPECULAR COMPUTADORIZADA

Exame importante para investigar a saúde da córnea através de dados de densidade celular do endotélio corneano, formato e tamanho médio das células. Importante para usuários de lentes de contato, interessados no uso de lentes de contato, pré-operatório de catarata, candidatos a cirurgia refrativa e ou na investigação de doenças corneanas.

PAQUIMETRIA ULTRASSÔNICA CORNEANA

Paquimetria Ultrassônica mede a espessura central da córnea. Importante exame na investigação e acompanhamento do paciente com glaucoma em virtude de sua correlação direta com o valor de pressão intra-ocular obtida com tonometria. Importante para patologias da córnea, usuários de lentes de contato e candidatos a cirurgia refrativa.

BIOMICROSCOPIA OCULAR

Exame para análise das pálpebras e cílios, conjuntivas, córnea, câmara anterior, íris e cristalino, vítreo anterior . Através de técnicas de iluminação diversas e grande aumento permite análise com detalhes das estruturas oculares. Importante na consultas eletivas e emergências.

BIOMICROSCOPIA FUNDOSCÓPICA

Utilizando a lâmpada de fenda, instrumento utilizado na biomicroscopia, e lentes fundoscópicas de volk o exame é utilizado para análise no nervo óptico, arteríolas e vênulas retinianas, brilho foveal, bem como identificar a presença de alterações na retina como hemorragias, exsudatos, neovascularização, edema macular entre outras alterações 

TONOMETRIA DE APLANAÇÃO DE GOLDMANN

Padrão ouro na medida da pressão intra-ocular através da aplanação da córnea. Utilizada para investigação  e acompanhamento de pacientes com glaucoma ou hipertensos oculares 

GONIOSCOPIA

Exame importante em pacientes com suspeita ou acompanhamento de glaucoma, para investigação do ângulo iridocorneano e suas estruturas, importante para classificação e tratamento do glaucoma. Utilizada também para análise de tumores intra-oculares nesta região e íris.

TESTE DO OLHINHO

Exame de triagem em neonatos para identificar reflexo vermelho e reflexos pupilares normais. Visa identificar catarata congênita, glaucoma congênito. Através da incidência de luz e visualização do reflexo vermelho, visando excluir opacidade de meios e tumores oculares em retina central .

POTENCIAL DE ACUIDADE MACULAR ( P.A.M.)

Potencial de acuidade macular, visa a identificar o potencial de  acuidade visual em pacientes com catarata em pre-operatório e ou com opacidade corneanas. Afim de identificar prognóstico pós cirúrgico de acuidade visual. 

AUTO-REFRATOR TOPCON

Realiza a medida da refração e ceratometria de forma automatizada, fazendo parte da consulta básica oftalmológica. Os dados obtidos são refinados subjetivamente com a refração através do refrator de Greens.

TONOMETRIA COMPUTADORIZADA

Exame de triagem de pacientes em consulta básica, obtendo-se a medida da tonometria de sopro, medindo a pressão intra-ocular, exame não necessita uso de colírios, e mais facilmente usado em pacientes crianças.

ADAPTAÇÃO DE LENTES DE CONTATO

Adaptação de lentes de contato gelatinosas com grau e / ou estéticas coloridas, assim como lentes de contato rígidas utilizadas em pacientes com astigmatismo patógico como ceratocone .

Please reload

bottom of page